Uma ideia na cabeça e um celular na mão...


Repórter UnB cobre Festival Filmae 

Se animou para começar a produzir? Poisé na grande maioria das vezes, o que faz um vídeo ser realmente bom é a pessoa por trás da câmera e não as ferramentas que ela possui. E para te ajudar nessa caminhada preparamos algumas dicas simples para que você possa aproveitar a vantagem da mobilidade e capturar imagens melhores com o seu celular.

telas1. Limpe a lente - Essa dica pode parecer ridícula, mas você ficaria impressionado ao saber quanta sujeira e gordura se acumulam na lente da câmera do seu smartphone.

2. Atenção ao áudio - Áudios ruins podem acabar com uma boa gravação de vídeo, e o fato do seu aparelho conseguir gravar uma locução decente em um ambiente silencioso não quer dizer que ele também vai se sair tão bem em ambientes abertos e barulhentos.

Se você vai gravar pessoas falando, chegue mais perto delas para evitar ruídos do ambiente como vento, por exemplo. Além disso, certifique-se de não cobrir o microfone do smartphone na hora de gravar um vídeo e se quiser direcionar melhor o áudio vale até usar o microfone do fone de ouvido.

3. Filme na horizontal - Sabe a dica do William Bonner para gravar o Brasil que eu quero? Então… Se você quer que as pessoas vejam o seu vídeo em tamanho real no monitor de um computador ou em uma TV, mantenha o seu smartphone na horizontal (deitado) enquanto grava. Filmar com o telefone na posição vertical (em pé) pode parecer ótimo quando você está olhando para a tela do smartphone, mas assim que você passa o vídeo para qualquer outro lugar, o resultado será uma imagem no meio da tela com faixas pretas em ambos os lados. Quando estiver com o aparelho na orientação paisagem, tente encontrar uma linha horizontal e mantenha o nível do quadro. Use o horizonte ou a linha de um prédio como referência para tentar manter tudo nivelado, com certeza o resultado visual será bem mais agradável.