Som, locação e cenografia

equipe cinema

SOM

O som pode ser classificado em dois segmentos de captação: ambiente e artificial.

Som ambiente: é aquele em que se capta junto a filmagem. O som do vento, de vozes ao fundo, de carros passando, animais entre outros.

Cuidado ao captar! Preste sempre atenção ao vento, pois ele sempre atrapalha muito no vídeo. Fica inaudível e/ou com ruídos. O que não tem como corrigir, na maioria das vezes. Dica: é sempre bom ter sons ambientes, pois dá mais realidade ao vídeo. Por exemplo: se estou falando de uma cachoeira é bom ter o som da água correndo, que pode ser capacitado durante ou depois da gravação.  O uso de microfones ou fones de ouvido pode ajudar em uma melhor captação do áudio.

Som artificial: é o que foi captado fora da gravação do vídeo. Podendo ser sons externos como também músicas. Eles são inseridos na hora da edição e podem ser escolhidos em que momento vai entrar, em que horas vai subir ou descer a altura.

Dica: o cuidado principal é na hora de inserir no vídeo para ver se não prejudicará o áudio do entrevistado. Regule bem.

LOCAÇÃO

Conhecida também como set é o local que se escolhe para fazer a filmagem.

Pontos a serem levado em consideração antes da escolha do local:

• Iluminação (ambiente interno ou externo. Se precisará de luz natural ou artificial, onde vai colocar as lâmpadas)
  • Local (distante ou perto de todos)
  • Recursos (o que vai precisar lá, rio, florestas)

CENOGRAFIA

É a montagem do cenário ou da locação. Entra pequenos detalhes que podem dar características ao personagem. Por exemplo: o quarto de Ana. Ela é uma menina delicada e gosta de ler.

Então, no quarto dela eu vou colocar estantes com livros, pufes, decoração cor de rosa, brinquedos… Para dá uma ambientação e fazer com que as pessoas reconheçam a personagem.

Em um jornal pode ser pensado na bancada de como será, com livros, computadores e microfones.

Confira o artigo A importância das Locações no Cinema, que cita exemplos de casos de diferentes locais que dão suporte aos personagens do filme