Dicas para uma boa diagramação

diagramacao1. Hierarquização - As informações mais importantes devem ter prioridade, e assim sucessivamente. Pode-se utilizar o tamanho como diferenciação, tipo de fonte, negrito, itálico e suas disposições.

2. Identidade - Ela dá o sentido de toda a produção, nela estão claras as características que definem o que ela representa. As cores, a fonte, o tipo de diagramação devem ser padronizadas, pois geram a primeira impressão e o reconhecimento pelo público.

3. Fonte -  As fontes passam sentimentos, quando pesadas podem significar urgência, quando cursivas e delicadas são sérias, se cursivas e mais grossas parecem descontraídas. O mais importante é a legibilidade, com bons tamanhos, sem lotar a página.

4. Cores - São muito importantes para a diferenciação, a combinação pode ocorrer de várias formas, por serem complementares, como azul e laranja, ou semelhantes como dois tons de verde. Fundos claros com as informações escuras facilitam a leitura e são percebidos positivamente. Textos sobre imagens são melhor percebidos se grossos, em negrito ou bold.

5. Imagens - As escolhidas devem tratar do assunto do projeto, e ter um ótima qualidade, para isso pode-se pesquisar imagens grandes no google. Quando simples podem compor o projeto em várias áreas da página, mas quando têm muitos detalhes recomenda-se separá-la das caixas de texto.

6. Quantidade de texto - Não exagere na quantidade, textos longos demais se tornam cansativos e difíceis de ler.

7. Qualidade - No computador as imagens se revelam de forma diferente do que no papel, lembre-se de mudar de RGB pra CMYK na hora de imprimir. Atente-se ao tipo de papel também, ele faz toda a diferença.

8. Legibilidade - As informações precisam ser legíveis, para atrair e manter a atenção de quem se pretende atingir, se não puderem ser compreendidas vão ser ignoradas. É importante que todos os elementos funcionem em todos os tamanhos que se pretende fazer.