Como tirar boas fotos ajudam a contar uma história melhor

foto xxFotografia é a arte de escrever (ou desenhar) com a luz, e por isso, toda a arte depende dela. 

Dentro de uma câmera fotografia, ou até mesmo dentro dos Smartphone (os quais acompanham cada vez mais rápido a tecnologia da fotografia profissional), existem três elementos que nos ajudam a controlar a entrada de luz até o sensor. Entendendo como funcionam esses elementos, podemos fazer fotos belíssimas sem o perigo delas "queimarem" (ou estourarem) ficando superexpostas ou escuras demais, ficando subexposta, perdendo elementos e objetos retratados dentro da fotografia.

Então, a fim de compreender os elementos de luz nas câmeras para contarmos nossas histórias com fotos melhores, veremos como funciona o ISO. O ISO é quem determina a sensibilidade que o sensor terá à luz no momento da foto. Quanto mais alto é pré-configurado o ISO, mais alta é a sensibilidade do sensor à luz. É um recurso que deve ser usado com precaução por causa do efeito granulado forte que ele traz como efeito colateral quanto usado muito alto.

Tanto em câmeras quanto em celulares, a função ISO encontra-se no automático, mas vale a pena configurar para o manual e testar a função. E a dica do dia é: (fotografia) não tem (manual) instruções para acertar de primeira.

O importante é compreender os elementos de luz e fazer uma foto que te agrada.