Conhecendo um pouco mais sobre fotografia

Por volta do século X houve inúmeras tentativas de criar a fotografia, químicos, farmacêuticos e cientistas, davam seus primeiros passos experimentais. Esses pioneiros cravaram esforços para conseguir colocar uma imagem em um papel. Dando início a evolução da fotografia, o francês Claude Niepice, foi responsável pela primeira fotografia em 1826, tempo depois, outro francês chamado Mande Daguerre, cria o aparelho daguerreótipo, instrumento utilizado para gravar as imagens de forma permanente. Já o inglês John F. Goddard, inovou criando as lentes de maior abertura. O Calótipo foi criado para aperfeiçoar a fixação das imagens, designava o processo negativo-positivo  sendo este invento, obra do também inglês William Henry Fox Talbot. Em 1861 surge a fotografia colorida, um tempo depois, há a introdução da mesma no âmbito do cinema.

Com a chegada do século XIX, a Fotografia começa a se popularizar, ficando cada vez mais presente no cotidiano, no entanto, ser fotógrafo profissional, era um pré- requisito para se ter uma máquina,  pois trabalhavam registrando momentos como: solenidades, casamentos, aniversários e etc.

Nesse período as pessoas fotografadas deviam ficar imóveis para que a imagem fosse captada e impressa no papel. Entra para a história, a comercialização da câmera fotográfica da Kodak que se torna popular em 1901.  A passos muito lentos, a Fotografia passou a ser impressa em filmes coloridos, no entanto, foi nos anos 1990 que a câmera fotográfica se tornou acessível.

É possível afirmar que a arte da Fotografia não é uma invenção isolada, mas uma criação que contou com a participação de diferentes inventores que a criaram. No Brasil a fotografia surge no ano de 1840, muito utilizada pelo imperador Dom Pedro II para registrar os inúmeros momentos da família real. Na medida em que, o Brasil foi passando pelo processo da urbanização a fotografia serviu para registrar esse período.

Uma curiosidade, você sabia, que o dia da Fotografia é comemorada no dia 19 de agosto?  A data se deu devido ao invento do francês Louis Daguerre. Hoje, a fotografia é fundamental no que tange aos registros sociais, a mesma está presente na televisão, no cinema e em diferentes meios da comunicação e principalmente no cotidiano das pessoas. Somente ela, nos faz voltar no tempo, para que possamos guardar recordações através da imagem, contar histórias através dela, entre outras coisas...

Hoje não é mais necessário ter uma câmera para fazer fotos. É comum o uso dos celulares para esse fim. Há aplicativos como o Snapseed, gratuito, que trata as fotos tiradas e salvas na biblioteca do celular.

Snapseed, disponível para iOS e Android, ajuda a melhor as tão famosas selfies. Em especial, resolve a falta de iluminação. No fim da edição, o aplicativo permite que as fotos editadas sejam salvas, para serem compartilhadas.  Um tutorial básico do Snapseed pode ser encontrado aqui.