O que vem antes do podcast?

Para facilitar o aquecimento, criamos uma lista simples de atividades de exercício da voz, de alongamento e de respiração.

1. Inicialmente, é preciso realizar alongamentos simples, como esticar os braços acima da cabeça, realizar movimentos circulares de forma leve, primeiramente com o pescoço e depois com os ombros e respirar profundamente 5 vezes seguidas. 

2. A segunda tarefa da lista é a realização de 4 caretas bem feias. Sim, as mais feias possíveis. Elas exercitam diversos músculos do rosto. 

3. Depois é recomendado bocejar 5 vezes seguidas de forma lenta, para relaxar a bochecha e outras partes da face.

4. Há a possibilidade de realização de exercícios para a respiração. Ao fechar a boca, é possível fazer o som de “ummmmmm” até quando não houver mais ar, durante 4 vezes. Esse exercício relaxa as cordas vocais e ajuda na respiração. 

5. Para o corpo, é recomendado esticar os braços para cima e abaixá-los no decorrer da expiração, de quando o ar deixa o corpo, por 3 vezes de forma lenta. 

6. Finalmente, para treinar a dicção das palavras, é possível ler trava-línguas de forma rápida.  Segue link com site repleto dessas frases difíceis de se falar. 

Dica bônus: para limpar a garganta, é recomendado beber um copo d’água em temperatura ambiente e comer uma maçã. Boa gravação!