Então toma: 5 razões para ter um podcast!

podcastPodemos dizer que o áudio faz parte da nossa vida diária, não é?

Ouvimos músicas, áudios do WhatsApp, programas de rádio, podcasts, enfim, vivenciamos a comunicação a partir desse formato. E, mais do que isso, podemos ouvir e realizar outras atividades como dirigir, correr, arrumar a casa, tomar banho, relaxar ou andar de ônibus.

A audição sendo um de nossos sentidos, é um canal que pode ser unido aos demais. Estamos o tempo todo ouvindo. Isso já nos abre muitas possibilidades a despeito da produção e do consumo de áudio.

Então aqui vamos dar alguns boas razões para você criar  o seu podcast.

  1. Conveniência: exatamente, a facilidade de ouvir e fazer outra atividade. Elaborar um conteúdo que pode ser ouvido enquanto o ouvinte realiza qualquer atividade. Uma matéria sobre áudio marketing informa que só em 2016 a transmissão de áudio por demanda aumentou em 30%.

  2. Fácil elaboração e baixo custo: você depende de poucos recursos para fazer seu podcast, como gravador (que pode ser seu celular) ou programa de edição (que também pode ser seu celular). Além disso, existem inúmeros programas e aplicativos gratuitos para gravar, editar e postar seu podcast. O Audacity, é um programa bem legal e uma das opções gratuitas para edição e aqui mesmo no nosso site já temos a indicação de um tutorial desse programa. Confere aqui.

  3. Fácil acesso: é muito fácil acessar podcast e de ouvir, basta ter o link ou acesso aos sites, plataformas ou aplicativos que tenham hospedados. O Spotify e o Deezer, que somos tão acostumados a usar, são dois exemplos de aplicativos que têm seções específicas de podcast pra ouvir. Além do mais, por tudo ser online é mais fácil de atingir as pessoas.

  4. Liberdade temática: você tem a liberdade de criar o seu conteúdo. A decisão sobre o que falar, qual tema abordar ou o quanto aprofundar é somente sua. Ademais, você pode seguir  e atender as demandas que surjam a partir do seu público.

  5. Convidados: você sempre pode trazer alguém para participar do seu podcasts, podem ser pessoas comuns para falar dos diferentes assuntos ou podem ser especialistas para embasarem diferentes temas. Isso pode tornar a produção mais dinâmica, divertida e/ou interessante.

E então, bora criar um podcast?!

Ah, fica a dica de alguns links:

> 9 Motivos para amar podcasts.

> Mundo Podcast, lá tem muita informação, artigos, podcasts, dicas e sugestões.

> Melhores podcasts em 2018. O jovem blogueiro argentino, Facundo Leites, morador de Curitiba, dá a dica dos melhores podcasts que curtiu em 2018.