História

A disciplina Comunicação Comunitária da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) foi criada no primeiro semestre de 2002 com o objetivo primeiro de servir como meio de institucionalização da Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária (Ralacoco).

Sua criação atendeu à sugestão do professor Nilton José dos Reis, coordenador da Magnífica FM, rádio laboratório da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, o professor veio a convite da FAC para compartilhar a receita do sucesso da experiência goiana e explicou que a elaboração de uma matéria inspirada nas diretrizes curriculares laboratoriais dos cursos de comunicação contribuiria para justificar a existência de uma rádio laboratório no campus.

A partir de então, toda a equipe da Ralacoco – estudantes e professores – se mobilizou em favor desta idéia e a direção da FAC aceitou a proposta, determinando que as atividades desenvolvidas não se restringissem aos limites da Universidade, mas que se estendessem às comunidades do Distrito Federal.

Portanto, a iniciativa se consolidou como um eficiente instrumento de mobilização social e em 2007 tornou-se oficialmente Projeto de Extensão da UnB. Comunicação Comunitária foi, então reconhecida pelo Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que têm possibilitado recursos para a produção de kits audiovisuais (Trilhas Sociais) distribuídos para as emissoras públicas de rádio e tevê de todo o Brasil. Diante da eficácia do trabalho, o projeto foi convidado para desenvolver atividades multidisciplinares em São Roque de Minas-MG (Serra da Canastra) em julho de 2008.

Última modificação em Sábado, 05 Novembro 2011 02:50

Quem somos?

A cada semestre, novos alunos ingressam na disciplina Comunicação Comunitária 1. São oriundos, em sua maioria, das habilitações da Faculdade de Comunicação, mas isso não é regra. Eventualmente, alunos de outros departamentos (biblioteconomia, serviço social, letras, nutrição, entre outros) também ingressam na disciplina.

Siga-nos!

• Endereço: Universidade de Brasília - ICC Norte - Sala de extensão