Iniciativas

A disciplina de Comunicação Comunitária oferece aos estudantes a possibilidade de experimentar como os diversos meios de comunicação podem ser usados como instrumento de mobilização social. A cada semestre surgem novas demandas e novos projetos, que caracterizam a constante renovação pedagógica da disciplina, Consolida-se, dessa forma, um importante meio de contato dos estudantes com a prática do que é aprendido dentro de sala de aula. Além de fazer a diferença dentro das comunidades beneficiadas.

 

  • É o caso da Ralacoco (Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária), iniciada em 2001.

 

  • Outros projetos têm caráter mais permanente e acabam por constinuir novos organismos, como o Projeto Dissonante.

 

  • Mais do que uma rádio web ou um site de relacionamento, a Rádio Coletiva é uma comunidade cujo objetivo é compartilhar informações, expressões e interesses a partir da comunicação livre em uma emissora online construída coletivamente.

 

Atualmente, a disciplina desenvolve atividades em Planaltina. Ali, a disciplina se uniu ao processo de educação ambiental, desenvolvido por cursos de graduação oferecidos no campus da UnB da cidade, pelo movimento União e Luta dos Moradores do Buritis IV e pela rádio comunitária Utopia FM, dentre outras organizações.

Última modificação em Sábado, 05 Novembro 2011 02:24
voltar ao topo