Outros eixos

Por Lorrany Viana e Karolyne Tuyane

4b

O primeiro momento da aula contou com a participação de Luísa Molina, doutoranda em antropologia pela Universidade de Brasília. Ela é autora do livro A Pele das Cidades, um dos produtos do projeto Outros Eixos, que busca retratar o cotidiano dos moradores das cidades satélites , mostrando a diversidade da vida desses moradores - um olhar para fora do Plano Piloto.

A Pele das CidadesA Pele das Cidades possui uma linguagem simples e poética, que consegue alcançar todos aqueles que se propõem a ler. Um dos objetivos notados é que a obra traz um olhar do cotidiano vivenciado por essas pessoas através das fotografias, tenta mostrar de fato que existem várias realidades cotidianas, e que a periferia também é centro!

Ao todo o projeto percorre por dez cidades satélites, e fica claro que cada local tem sua realidade particular e apenas essas pessoas que estão inseridas nesse cotidiano podem falar por essa comunidade, pois cada região carrega consigo os seus conceitos e concepções. As relações sociais são totalmente necessárias para o desenvolvimento humano, tanto individualmente quanto coletivamente, e essa é uma característica muito importante que o livro busca trazer sobre o cotidiano desses moradores.

Um livro que fala sobre relações. Após uma conversa com a turma sobre o livro foi passado um vídeo do projeto "Outros Eixos" que assim como o livro mostra um pouco sobre esse projeto no qual tem o objetivo de mostrar que o Plano Piloto não é o único centro, pois existem outras perspectivas de vida. Os idealizadores do projeto puderam observar esses fatos visitando as Cidades Satélites e mostrando a realidade cotidiana de cada local com suas particularidades , através dos textos e das fotos. Após a apresentação desse documentário Luisa Molina se despediu da classe.

No segundo momento da aula, o professor aborda a concepção da Holoética, o paradigma de uma nova consciência trazendo em entrevista o professor Luiz Martins (FAC - UnB) abordando o papel da mídia na construção da realidade e uma discussão de ética planetária. Após essa reflexão, pensamos o conceito de Desenvolvimento Sustentável e assim promovendo um debate com os alunos sobre as opiniões acerca do tema buscando compreender a abordagem de cada um.

Em entrevista, o professor Luiz Martins (FAC/UnB) aborda o papel da mídia na construção da realidade e discute uma ética planetária.

Tendo em vista um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual e promover e preservar as gerações futuras, o desenvolvimento sustentável, começamos a pensar sobre o site de comunicação comunitária, o blog da COMCOM, desenvolvendo qual a utilidade desse meio de comunicação, pensando soluções, comunicação PARA QUEM? Pensando sempre em formas não lineares e de fortalecimento de relações.

Por fim, demos inicio a uma atividade onde a sala se divide em 4 grupos, distribuídos em temas: aborto, maconha, porte de armas e democracia representativa, dentro dessas temáticas foram divididos subgrupos de defesa e promotoria (a favor x contra). Os estudantes estudarão as abordagens conforme seus lados e ao longo das atividades ocorrerão debates voltados a esses temas, com a finalidade de pensar além, derrubar leis ou valida-las.