Turma 2019/1

foto 2019 1

No primeiro semestre de 2019, o planejamento da disciplina baseou-se na produção de conteúdo em diferentes plataformas a partir de narrativas surgidas a partir do diálogo com moradores da Rua do Mato, comunidade localizada na Fercal. A disciplina Comunicação Comunitária da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) foi criada no primeiro semestre de 2002 com o objetivo primeiro de servir como meio de institucionalização da Rádio Laboratório de Comunicação Comunitária (Ralacoco). A iniciativa se consolidou como um instrumento de mobilização social e em 2007 transformando-se oficialmente em Projeto de Extensão da UnB, tendo se tornado de maneira institucional um Programa de Extensão da UnB em 2011.

Comunicação Comunitária tem sido reconhecida por diversos órgãos da administração federal e local como importante parceiro em diversas ações nas áreas da cultura, cidadania, educação e comunicação. Essas ações promovem a aproximação dos universitários com diferentes comunidades, gerando a produção de conhecimento que valoriza novos olhares dentro da universidade. Consideramos, então, como resultado da atuação do Programa “Comunicação Comunitária”, a complementação na formação de estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, principalmente da Comunicação, publicação de livros e participação em congressos científicos nacionais e internacionais.

O trabalho já contou com a participação de mais de 1.000 estudantes de diferentes cursos tais como Jornalismo, Publicidade, Audiovisual, Comunicação Organizacional, Administração, Nutrição, Biblioteconomia, Serviço Social, História, Biologia, Ciências Naturais e Medicina. Durante as atividades, os alunos estudam conceitos de comunicação e cidadania, comunicação para mobilização social e aplicam a teoria em atividades de campo em comunidades de dentro e de fora do Distrito Federal.

 

Estudantes:

Ana Luísa de Souza Santos
Andrea Siqueira Rodrigues
Audrey Luiza
Cassandra Negreiros de Souza
Dennis Falcão Dantas
Eduardo Vieira Meirelles
Felipe Lazzarini de Santi
Giovanna Barros Lobato
Iane Almeida
Isadora Resende
Ivan Nery
Janemércure Oliveira
João Pedro Lima Bravo
Júlio Camargo de Abreu
Lara Lis
Larissa A. Santos
Leticia Guarany Bonetti
Luiggi Oliveira Fontenele
Luísa Guimarães
Marcela Venturoli Brandão
Maria Luiza Munhoz
Maria Vitoria Fragoso
Michel Felipe
Natalia Guarany Bonetti
Patrícia Bezerra
Pedro H Borges
Raissa Soares Santos
Sofia Todd
Thales Alves
Viviany Guimarães 

Professores responsáveis:
Jairo Faria
Pedro Arcanjo 

Monitoras:
Karoline Moraes
Milena Castro

Colaboradores:
Priscila do Carmo
Lucas Dantas
Dioclécio Luz

Multiplicadores locais:
André Luiz
Carlos dos Anjos
Erasmo dos Anjos
Jhenifer dos Anjos
John dos Anjos
Shirley dos Anjos
Sara dos Anjos