Equipe de produção de vídeo faz primeiro contato

fercal video

A equipe de produção (ou grupo de vídeo, por assim dizer) chegou ao Centro Educacional Fercal com mais perguntas do que respostas. Antes do primeiro encontro, muitas foram as ideias, mas todas embasadas na hipótese da visita guiada à Universidade de Brasília (UnB). Com a certeza de que não seria possível a vinda dos alunos, e sim nós iríamos à Fercal, ficamos sem muitas alternativas. Em outras palavras, lidamos com a improvisação. As dúvidas que se acumulavam nas nossas mentes eram: será que abandonamos a ideia inicial de nos apresentarmos em vídeo, ou nos agarramos a ela? Será que contamos sobre a nossa vida, desafios e sonhos ou será que pedimos que eles nos contem? Será que irão falar?

O primeiro encontro com a “Minha Fercal”

fer 13

Na última terça-feira (24/10/2018) a turma de Comunicação Comunitária foi até o CED Fercal a fim de iniciar os trabalhos do projeto “Minha Fercal”, que através de quatro oficinas – áudio, vídeo, fotografia e produção visual – irá retratar a realidade das comunidades da Fercal aos olhos de alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental. O grupo de Produção Visual, em especial, irá trabalhar com 7 adolescentes que alimentam muitos sonhos para o universo pósescola e que veem no designer uma oportunidade de vida. São eles: Matheus,Raian, Breno, Willian, Bruno, Jean e Helen.

No primeiro momento de contato com esses jovens foi feito um “batepapo” onde foi possível conhecê-los um pouco mais, sabendo idade, nome, onde moram, o que pretendem fazer após a escola, quais os seus gostos pessoais, o que gostariam de fazer na oficina e vários outros fatores que serão fundamentais para o desenvolvimento do projeto. As principais ideias que surgiram foram: a criação de um cartaz com os horários dos ônibus para ser colocado nas paradas e a criação de materiais para redes sociais. Além disso, será criado um grupo de Whatsapp para a melhor comunicação entre os alunos da Fercal e os alunos da UNB.

Em um segundo momento, utilizamos os computadores do laboratório de informática da escola para que os alunos pudessem criar sua primeira arte e assim pudéssemos observar as habilidades do grupo. A ferramenta utilizada foi o “paint” do sistema Linux. Os alunos mostraram não ter muito domínio sobre o aplicativo, mas cada um tentou criar uma arte ao seu estilo: criação abstrata, logomarca, desenho a mão livre, cidade quadriculada, desenhos simétricos, texto e formas coloridas. Após a criação os alunos justificaram o que fizeram e também apontaram suas dificuldades, com isso, foi possível perceber os desafios e o grande potencial que esse grupo terá para realizar um belo trabalho para o projeto “Minha Fercal”

 

Estradas, aventuras e escolas

5 13 pp

Por Jaques Lucas Cavalcanti

Em nossa segunda saída de campo, visitamos uma escola de ensino fundamental, onde pudemos conhecer um pouco da realidade dos adolescentes da região. Também rolou um incidente fora do programado, conferindo a dois alunos tivessem uma experiência diferente.

Outros eixos

estrutural 2

Por Lorrany Viana e Karolyne Tuyane

Em nosso quarto encontro, a turma de Comunicação Comumitária (2//2018) recebeu a visita da antropóloga Luísa Molina, que falou sobre etinografia, alteriadade e outros conceitos fundamentais do trabalho em campo.  Na segunda metade da tarde, discutimos sobre a holoética, um conceito defendido pelo professor Luiz Martins da Silva. Na parte final do encontro, o professor Fernando Molina organizou a turma em grupos e temas, num trabalho a ser desenvolvido ao longo do semestre.  

Um dia de campo

3 21b

Por: Maria Eduarda Martinss e Neyrilene Costa

A região conhecida como Fercal, localizada nas proximidade de Sobradinho (DF), foi o local de destino da turma de Comunicação Comunitária (ComCom) 2/2018 na última terça-feira (28). Essa foi a primeira visita a campo e o objetivo da disciplina é levar projetos que possam facilitar a comunicação na localidade.

A comunicação como um direito humano

007

Comunicação como um direito e o direito à comunicação foi o tema de abertura do segundo encontro da disciplina (21/08). A comunicação como uma forma de educação, trazendo o educar para refletir a mídia.

 A exposição foi feita pelos professores Pedro e Jairo e contou contou ocm a participação ativa da turma, que debateu do direito a comunicação comunitária, pautando-se na comunicação como direito humano e a comunicação como uma forma de educação. 

Primeiro encontro: voo de reconhecimento

comcom Nosso primeiro encontro começou com a dinâmica do novelo de lã, onde cada um se apresenta. No final, percebemos, dentre outras coisas, a interconectividade de todos ali presentes.  Neste dia também foi apresentatada a disciplina e conhecemos um pouco da comunidade da Fercal, nas falas de Milena Castro, estudante de jornalismo que cursou ComCom no semestre passado e mora na Fercal, e Priscila Carmo, uma das lideranças que atuam na comunidade e quem convidou a FAC-UnB a desenvolver este projeto de Comunicação Comunitária lá.