10/03 – Aula 1

. Apresentação da turma;

. Apresentação das ações de extensão do Programa de Comunicação Comunitária e dos trabalhos de turmas anteriores da disciplina; 

. Apresentação do plano de ensino da disciplina;

. Apresentação da comunidade onde iremos atuar: participação de Priscila do Carmo, articuladora territorial da Fercal.


17/03 – Aula 2 - Direitos da cidadania, direito à comunicação, etnografia 

Leitura principal: 

PERUZZO, Cicilia M. K. Direito à comunicação comunitária, participação popular e cidadania. In: Revista Lumina. Vol. 1, n. 1. Junho de 2007. 

Leitura complementar:

Carvalho, J. M. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006

Whyte, William Foote. Estrutura e Mobilidade Social. In: Sociedade da esquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005


24/03 - Aula 3 - Saída de Campo: primeiro contato com a comunidade

Visita à Fercal e primeira interação com multiplicadores(as) locais.

Leitura principal:

AVELINE, Igor; BODENS, Johannes; BRAGA, Ligier. A formação do “urbano” na Fercal a partir de agentes sociais: um estudo de caso em regiões esquecidas do Distrito Federal. s/d

Leitura complementar:

BRUM, Eliane. Olhar insubordinado. In: A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago, 2006. 


07/04 – Aula 4 - Comunicação Comunitária e Mobilização Social / Elaboração de projetos em Comunicação Comunitária

 Leitura principal:

Palácios, Marcos. Sete teses equivocadas sobre comunicação comunitária in MONTORO, Tânia (org). Comunicação e Mobilização Social. Brasília: UnB, vol 2, 1997, pp. 32-41.

Toro, Bernardo, Werneck, Nísia. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

Leituras complementares:

Henriques, Marcio Simeone. Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

OTRE, Maria Alice C. Comunicação Popular, alternativa e comunitária: um olhar sobre 40 anos de pesquisas no Brasil. São Paulo: Fundação Juscelino Kubitschek, 2016.

Armani, Domingos. Como elaborar projetos? Guia prático para a elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009. 


14/04 – Aula 5 - Saída de Campo n. 2: Reconhecimento, identidade e história da Fercal

Leitura principal:

Reportagem “A Viagem do Visconde: Varnhagen e a capital no interior do Brasil”

Reportagem “Como nasce uma cidade: com quantos goianos se faz uma utopia?”

Leitura complementar:

LIMA, Hellen K. B. Educação Ambiental em zona de sacrifício: uma análise sobre as escolas da Fercal - DF. Trabalho de Conclusão de Curso em Gestão Ambiental. Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2017.